domingo, 2 de fevereiro de 2014

A historia repete-se...

Enquanto estava no tal destacamento, candidatei-me a um emprego numa empresa que faz parte da Universidade e que comercializa Serviços de Informação Geográfica (SIG) a empresas locais. Já me tinha candidatado ao mesmo emprego um ano antes. Devido ao facto de ter alguma (não muita) experiência em SIGs e ter montado a minha própria empresa, pareceu-me ideal.

Na primeira vez que me candidatei, consegui uma entrevista. Correu muito bem mas não consegui o emprego e fiquei a saber mais tarde que tinha sido oferecida à filha de um Professor ligado ao projecto, apesar de ter menos experiência que eu. OK, cunhas não são só em Portugal...

A segunda vez que me candidatei, enquanto estava no destacamento, consegui uma entrevista também. No painel estavam alguns membros da entrevista anterior mais uma com quem estava a trabalhar (no destacamento) com quem gostaria muito de trabalhar, o HB.

A entrevista correu ainda melhor mas, mais uma vez, não consegui o emprego. Pedi feedback e um dos elementos do painel (RJ) disse que eu tinha sido fantástica e que adorava poder trabalhar comigo (chegou a dizer que eu era "Bloody good!"), mas que escolheram uma pessoa com experiência diferente da minha.

Recentemente, vim a saber que ficaram todos muito impressionados comigo e que todos me queriam dar o emprego. Todos, excepto o que me deu o feedback. Recusou-se a aceitar-me porque já tinha prometido o emprego a outra pessoa. FDP! Sem palavras!

Ainda mais recentemente, o HB, que tinha ficado muito impressionado comigo, comentou que iria haver uma hipótese, para uma colocação de 10 meses, num projecto dele. O concurso só iria ser aberto internamente, para me dar mais hipóteses, já que me faltava experiência nalguns pontos. Obviamente que ele não iria ser o único a tomar a decisão final.

Enviou os documentos para os recursos humanos mas, os imbecis, decidiram abrir um concurso externo. A resposta foi tão grande, de gente com mais de 10 anos de experiência, que não tive hipótese. As cunhas só funcionam para os outros...

De notar que concorreram pessoas com mais de 10 anos de experiência, vindos do outro lado do país, para uma colocação de 10 meses. Mostra bem o estado do emprego a nível universitário. Sim, já sei que em Portugal é pior...

Sem comentários: