domingo, 8 de julho de 2012

Science for girls




Tendo em conta que o meu trabalho é divulgação da ciência para aumentar o interesse de jovens nas varias ciências, em particular raparigas e jovens com dificuldades económicas, não posso deixar de comentar o tal video da Comissão Europeia: Science: It's a girl thing.

Para começar, acho bem que haja tal campanha. Não me venham cá dizer que é sexista e que se queremos igualdade não pode haver campanhas destas dedicadas ao sexo feminino. Meus queridos (são geralmente homens que dizem isto) se houvesse igualdade não precisávamos de campanhas destas. O que é certo é que há muito menos mulheres do que homens a fazer ciência e o sexismo está lá. Felizmente, a fazer investigação, poucas vezes o senti na pele. Não sei se será porque tive sorte ou porque, simplesmente, é incrivelmente mau visto no UK e a lei é levada a sério. Mesmo assim ainda tive umas ocasiões menos agradáveis. Mas é ao trabalhar com jovens que se vê mais discriminação, talvez por serem mais genuinos e não se preocuparem tanto com consequências. Muitas vezes vejo reacções do tipo: és gaja, o que é que tu sabes de física? Por isso acho bem que haja tais campanhas. O que não acho nada bem é o video!

Sim existe a ideia na cabeça dos jovens que os cientistas são todos geeks, sem vida social e feios. É importante que esse conceito mude. Tal como em todo o lado há giros e feios, simpáticos e antipáticos, gordos e magros, boa gente ou não. As mulheres cientistas não são diferentes das outras: algumas gostam de usar maquilhagem, outras não, algumas vestem-se de um modo mais desportivo, outras mais clássico. Eu própria tenho as minhas fases. Conheço cientistas lindíssimas, que cuidam muito da imagem. O que elas não fazem é usar super mini-saias e vestidos colados ao corpo e saltos de 10 cm. Da mesma forma não se andam a pavonear daquela forma pelos laboratórios. Até porque, na maior parte dos laboratórios, se tem que usar bata ou, no meu caso, estar tapada dos pés à cabeça para não contaminar amostras. Aliás não conheço muitas profissões onde se possa vestir assim para um dia de trabalho (modelo, talvez e não estou a ver mais nenhuma).

E mesmo que seja só para chamar a atenção, dá uma ideia totalmente errada do que é a ciência. Quem faz da ciência uma carreira, fá-lo por amor ao conhecimento, por querer sempre aprender, por querer contribuir para um mundo melhor, ou mesmo só porque se tem jeito para isso. Por se poder andar de saltos altos e mini saias não é de certeza (nem por se querer ser rico, tirem daí o sentido). A relação com a ciência, é, por vezes, uma relação de amor-ódio, onde é essencial ter tenacidade, força de vontade, e mesmo teimosia. Beleza e roupas sexis não ajudam.

Sim, é necessária uma campanha que convença raparigas que a ciência está ao alcance delas tanto como está ao alcance dos rapazes. Que são tão capazes como eles, que podem ter tanto sucesso como eles. Fui ao site da Comissão europeia e, verdade seja dita, há lá conteúdo muito bom, inclusive testemunhos de mulheres cientistas. Tenho muita pena que tenham feito este video...


Sem comentários: