segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Digam???

Quando a  minha mãe me disse ontem, ao telefone, que nas notícias tinham dito algo acerca de descobrirem bactérias numa aldeia do Alentejo semelhantes às que existem em Marte, achei que ela tinha ouvido mal: que não era de bactérias que falavam mas de qualquer outra coisa.

Fui a procura da notícia (abaixo) e o que ouvi deixou-me de boa aberta -  não sabia se havia de rir ou chorar...

Segundo a notícia, não só a vida na Terra poderá ter comecado naquele bosque, como as bactérias encontradas lá sao semelhantes às que foram encontradas em Marte. Pior: dizem que são os cientistas da NASA que o disseram!

Ai a minha vida!!!! Vamos lá a ver se nos entendemos:

1- Ainda não foi encontrada vida, ou sinais dela em lado nenhum a não ser na Terra. Bactérias ou não! De facto, são gastos milhões em missões espaciais à procura de indícios de água e de outras condições favoráveis à vida no planeta vermelho (e outros outros planetas e luas do sistema solar), mesmo que só para dizer que a vida é ou foi possível.

2- A vida não começou no Alentejo! O Alentejo não existia quando a vida começou na Terra! Aquelas rochas nem sequer se tinham formado! e mesmo que existisse, seria impossível saber exactamente onde a vida começou!

3- Não ouvi o cientista da NASA dizer nada sobre bactérias encontradas em Marte nem vida a começar no Alentejo. Nenhum cientista minimamente credível diria tal coisa!

4- Não se pode pôr palavras na boca dos outros, muito menos em programas televisivos, e muito menos envolvendo instituições como a NASA!

5- O que foi dito é que as características da água poderão ser iguais às da água onde se pensa que a vida começou, e as experiências feitas ali podem ser adaptadas e ajudar na procura de vida noutros planetas.

Esta peça é ridícula, vergonhosa e perigosa! É incrível como é que o jornalismo pode ser feito em Portugal e como é que se pode ter gente desta a trabalhar nas notícias de uma televisão como a SIC e pior: não haver quem o verifique antes da peça ir para o ar. Espero que o(s) jornalistas em causa não escapem impunes.

É assim que começam teorias da conspiração.

Sim, eu sei que isto pode acontecer muitas vezes, mas neste caso sei do que estou a falar uma vez que é o meu trabalho. Se acontece outras vezes não tenho conhecimento de causa e não sei o que é verdade ou mentira, tal como outras pessoas não o saberão neste caso.


Adenda: Já não se consegue ver a notícia na página da SIC (só os comentários). Espero que a tenham retirado. Duvido é que tenham pedido desculpa e clarificado no telejornal!

Sem comentários: